Construímos uma cultura forte e agora SOMOS GPTW!

A importância da “cultura” na empresa Não é de hoje que se fala de quanto uma cultura enraizada impacta diretamente nos resultados de uma organização. Tal cultura está diretamente ligada ao clima organizacional; logo, colaboradores satisfeitos contribuem para o sucesso da empresa. Consolidar tais práticas não é uma tarefa fácil,

A importância da cultura na empresa

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A importância da “cultura” na empresa

Não é de hoje que se fala de quanto uma cultura enraizada impacta diretamente nos resultados de uma organização. Tal cultura está diretamente ligada ao clima organizacional; logo, colaboradores satisfeitos contribuem para o sucesso da empresa. Consolidar tais práticas não é uma tarefa fácil, mas, com o envolvimento de pessoas, certamente, é possível chegar lá.

Tudo começa com a definição da missão, da visão e dos valores organizacionais, valores esses que devem ser vividos na prática – nas posturas e nas ações que devem ser esperadas por todas as pessoas que fazem parte da empresa. Ter claro o que se espera das pessoas e tornar isso transparente para elas é fundamental para alinhar as expectativas de ambos os lados: colaboradores e empresa.

A partir dessa estruturação, é possível garantir, já nos processos de seleção de novos colaboradores, a busca e a atração por profissionais que tenham aderência à cultura, minimizando as chances de trazer um colaborador que não esteja alinhado às expectativas da organização. Da mesma forma, a organização pode se assegurar que consegue atender aos objetivos de carreira que esse então futuro colaborador almeja.

A partir da definição dos valores organizacionais, são necessários o acompanhamento e o desenvolvimento do time que está na casa, por meio de feedbacks estruturados e registrados, além de planos de desenvolvimento individuais. Existem diversas metodologias para aplicação de feedback. O que merece destaque é a importância de uma comunicação clara quanto às orientações de caminhos a seguir e de uma escuta plena e ativa sobre as necessidades que cada colaborador pode apresentar.

Pesquisas periódicas de clima também se tornam fundamentais para entendimento das necessidades e das expectativas da organização como um todo, já que dificilmente será possível atender plenamente a cada uma. Estratégias de ação pautadas nas principais dores dos colaboradores podem ser um ótimo caminho para o aumento da satisfação interna.

Além disso, ter um canal de comunicação interno independentemente do modelo de trabalho – seja remoto, híbrido ou presencial – é essencial para manter todos os colaboradores em sintonia. A implementação de uma ferramenta como essa pode encontrar alguma resistência, mas é possível buscar formas de consolidar a necessidade e, principalmente, os benefícios da utilização. O mercado oferece várias ferramentas que atendem a boa parte das soluções citadas aqui, como, por exemplo, a ferramenta Feedz.

A importância dos indicadores de desempenho e de satisfação

Indicadores de desempenho por área são o ponto alto da gestão por resultados. É por meio deles que é possível medir o desempenho e também a satisfação dos colaboradores. A definição de objetivos claros entre áreas ou empresas traz transparência e engajamento dos times, já que torna possível a visualização de onde estamos querendo chegar.

A prática de valorização e de reconhecimento das conquistas diárias favorece a motivação dos colaboradores. Isso porque reconhecer os esforços  individuais e/ou coletivos em busca de um objetivo em comum com a empresa gera efeitos positivos no engajamento do time com suas metas e seus resultados.

Uma área forte de Gente & Gestão que consiga dar ritmo junto às lideranças e que esteja aberta a ouvir sugestões de melhorias ou a buscar novas práticas de mercado é um dos fatores que influenciam diretamente na velocidade da consolidação da cultura na empresa. O segredo aqui é: não há nada que não possa ser revisto ou aperfeiçoado. Uma vez que as necessidades humanas são vivas e dinâmicas, é importante estar sempre atento aos sinais.

GPTW e o clima organizacional dos Deliners

Para medir a tão falada satisfação dos colaboradores foi fundado, nos Estados Unidos, em 1980, o Great Place To Work Institute (GPTW), instituto referência até hoje quando o assunto é avaliação do clima organizacional. A certificação se dá por meio de uma pesquisa sobre as relações construídas na rotina de trabalho, as estratégias de gestão de pessoas, o desenvolvimento de carreiras, o engajamento, a credibilidade e a confiança das equipes nos líderes, e visa eleger as melhores empresas para se trabalhar. Além desses fatores, a pesquisa também aponta aspectos que merecem atenção para melhorias no ambiente de trabalho.

No Brasil, a pesquisa começou a ser aplicada em 1996. A Delinea EdTech passou pelo processo de pesquisa pela primeira vez em 2022 e recebeu o selo de melhores empresas para se trabalhar. Uma enorme conquista, que reconhece os esforços diários dos colaboradores. Construímos um ambiente de transformação e pertencimento, com funcionários valorizados e motivados a evoluir sempre.

“Essa é uma conquista especial que chancela todo investimento realizado para a melhoria da nossa gestão, a fim de garantir a satisfação das pessoas que estão conosco. Ter nossos colaboradores motivados e satisfeitos no ambiente de trabalho reflete diretamente na qualidade de nossos serviços. É algo que está presente em nosso dia a dia e em nosso DNA”, afirma Larissa Kleis, CEO da Delinea.

Como responsável pela área de G&G da Delinea, só tenho a agradecer a confiança que cada colaborador deposita em mim e em minha equipe, de que buscaremos entregar sempre o nosso melhor, em prol do desenvolvimento e reconhecimento de cada um. Com a certeza de que estamos apenas no começo.

Esta conquista é só o começo, cumprimos nosso maior objetivo de ser referência em soluções educacionais e um exemplo de empresa, um great place to work.

Obrigada a todos os Deliners!

Por Maisa Santos, Supervisora de Gente & Gestão da Delinea EdTech