Como a integração entre presencial e EaD garantiu aulas mais dinâmicas e flexíveis

Nos últimos anos, o cenário educacional passou por uma revolução impressionante, moldada pela crescente influência da Educação a Distância (EaD), impulsionada pela pandemia e pelo contínuo avanço do ensino presencial. Essa interseção das duas abordagens, conhecida como ensino híbrido, tem se destacado como uma resposta ágil às demandas de uma

Integração entre presencial e EaD

Categorias

Escolha quais assuntos você quer ver e clique no botão para abrir as últimas notícias.

Nos últimos anos, o cenário educacional passou por uma revolução impressionante, moldada pela crescente influência da Educação a Distância (EaD), impulsionada pela pandemia e pelo contínuo avanço do ensino presencial. Essa interseção das duas abordagens, conhecida como ensino híbrido, tem se destacado como uma resposta ágil às demandas de uma sociedade em constante transformação.

A Educação a Distância (EaD) surgiu como uma solução inovadora para superar limitações geográficas e restrições de horário, permitindo aos estudantes o acesso ao conteúdo educacional de qualquer lugar e em horários flexíveis. No entanto, o ensino presencial mantém sua relevância ao proporcionar interações interpessoais significativas, colaboração direta e experiências práticas de aprendizado.

Compreendendo a complementaridade dessas abordagens, a Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), decidiu explorar maneiras de integrar o melhor dos dois mundos para criar uma jornada educacional abrangente e enriquecedora.

Investindo em ambientes de aprendizado virtuais para reestruturar seus cursos presenciais, a UNIVERSO personalizou a jornada de aprendizado e garantiu aulas mais dinâmicas e flexíveis aos estudantes.

No vídeo abaixo, confira os detalhes sobre a integração entre presencial e EaD e como a  Delinea Edtech foi agente fundamental para essa transformação: 

 

Sobre a Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO

A Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) é uma Instituição de Ensino Superior privada, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 1993, com sede na cidade de São Gonçalo (RJ).  A UNIVERSO oferece cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento profissional, nas modalidades presencial e a distância, nas áreas de ciências humanas, exatas e da saúde.

A UNIVERSO tem o compromisso com as responsabilidades sociais da comunidade e possui a missão de promover a formação integral do indivíduo, provendo, com base nos valores éticos e morais, a oportunidade de educação para todos. Além disso, a universidade conta com mais de 30.000 alunos matriculados, cerca de 1.000 docentes e mais de 20 unidades entre campo e polos EAD.

O desafio: a integração entre presencial e EaD

A UNIVERSO tinha, até 2019, uma produção inicial interna que atendia as demandas necessárias da época. Com o objetivo de criar novas disciplinas na modalidade EaD e também em razão da pandemia de Covid-19, o MEC ampliou o percentual de 20 para 40% para a oferta da metodologia EaD para cursos presenciais.

A partir dessa ampliação, a UNIVERSO percebeu a necessidade de ter uma produção de conteúdo externa, que mantivesse a qualidade do ensino presencial que a Instituição já oferecia. “A gente achou por bem terceirizar esse trabalho para que a gente pudesse ter uma tranquilidade maior para tratar de outras questões dentro da Universidade”.

A necessidade de dinamizar o conteúdo para realizar essa integração entre presencial e EaD foi latente e a solução foi buscar parceria, gerando assim um diferencial competitivo. Além do trabalho de produção de conteúdo, existia a necessidade de validação, adaptação para plano de ensino, entre outras demandas. A intenção da Instituição nunca foi deixar a produção de conteúdo 100% para outra empresa, da mesma forma, a Delinea acredita que todo processo de produção de conteúdo educacional é uma via de mão dupla. Funciona a partir da produção de um lado e do acompanhamento e aprovação do outro.

A parceria entre Delinea e UNIVERSO foi pautada pela qualidade dos materiais e pela tranquilidade de todo o desenvolvimento do processo. E foi com a finalidade de tornar os conteúdos mais dinâmicos e envolventes que a Delinea propôs a implementação de objetos de aprendizagem. Esses recursos, que variam de podcasts a ebooks e infográficos, possibilitam aos alunos experiências de aprendizado enriquecedoras, tanto antes como após as aulas.

Os benefícios da integração entre presencial e EaD 

Reconhecendo a complexidade de coordenar todo o conteúdo, a UNIVERSO entendeu a importância de uma colaboração estratégica que ultrapassa a simples entrega.

“Esse material passa por validadores, professores, mestres e doutores, que trocam informações através da plataforma Deduca”, afirma a Profª Andrea Jardim de Sá, assessora do Departamento de Ensino à Distância da Universo. 

A ferramenta da Delinea desempenhou um papel fundamental nesse processo, permitindo a entrega de materiais de qualidade e proporcionando um ambiente colaborativo onde o conteúdo foi desenvolvido, revisado e aprovado por especialistas, docentes e validadores da instituição.

“A gente tem o benefício de ter uma plataforma estruturada, que permite que tenhamos a verificação de todas as etapas da produção do conteúdo. Isso dá uma segurança dentro do processo e permite a estruturação de um cronograma”, complementa o Prof. Dr. Diogo Silva, gestor acadêmico no Departamento de Educação a Distância. 

O resultado foi a organização de entregas, acompanhamento de prazos e estruturação de cronograma, garantindo mais segurança, agilidade e praticidade para ambos os lados. Além disso, a parceria se mostrou como um diferencial competitivo, já que todos os materiais foram produzidos a partir da lógica de objetos de aprendizagem de pré-aula ou pós-aula, a depender do planejamento do docente, para uma maior amplitude e aprofundamento de conhecimento dos alunos.

 Integração entre presencial e EaD aprovada pelos estudantes

A colaboração entre a UNIVERSO e a Delinea viabilizou a integração entre presencial e EaD de forma eficiente também pela ótica dos alunos. Segundo a professora Patrícia Salgado, Presidente da Comissão Própria de Avaliação e Ouvidora do DEaD , os feedbacks dos estudantes foram super positivos, principalmente em relação aos materiais utilizados.

A parceria com a Delinea na implementação demonstrou, ainda, como a inovação educacional pode ser potencializada com a aplicação de objetos de aprendizagem dinâmicos e diversificados, como infográficos, vídeos e quizzes, e buscando sempre a adequação de cada objeto com a disciplina.

“A gente cobra muito o autoestudo do aluno. E quando a gente apresenta materiais atrativos isso facilita muito o desenvolvimento da aprendizagem do conteúdo pelo aluno”, avalia a Profª Andrea Jardim. 

A adaptação dos professores ao integrar modalidades

A adaptação dos professores foi um processo que teve que ser desenvolvido, nessa nova abordagem da UNIVERSO. Como em todo começo, foram necessários alguns ajustes para um resultado de excelência.

“Foi necessária uma readaptação da própria forma de trabalhar o processo acadêmico. Os professores foram forçados a pensar em especial a hibridização do processo da educação superior, não apenas o presencial”, explica o Prof. Diogo Silva. “E, ademais, as múltiplas possibilidades de se trabalhar ambientes virtuais, dentro da sala de aula, precisa de várias entregas de experiências de aprendizagem para efetivamente consolidar”. 

Segundo a prof. Patrícia Salgado, quando a universidade passou a se apropriar mais do material da Delinea e a fazer reuniões de alinhamento com os coordenadores de curso dos outros campos, mostrando esses objetos e como poderiam ser aplicados, capacitando os professores para  as novas possibilidades de sala de aula, o sistema alcançou o êxito esperado.

“Quando os professores começaram, de fato, a divulgar para os alunos esse material, e a utilizá-lo em sala de aula, pedindo que escutassem o podcast Y antes da aula, ou que vissem o infográfico X, depois de outra aula, o ensino foi se aprofundando e complementando plano de aula”, revela o professor Diogo. 

Com esse tipo de abordagem para integração de modalidades de ensino, os professores se sentem incluídos no processo, têm liberdade de customizar a sala de aula com os objetos de aprendizagem e de aprofundarem os conteúdos de cada disciplina, adaptando o ensino para as necessidades do aluno. 

O resultado da integração entre presencial e EaD dentro da UNIVERSO, utilizando uma diversidade de objetos de aprendizagem estimulantes, foi uma abordagem educacional flexível, moderna e verdadeiramente centrada no aluno.